domingo, 2 de outubro de 2011

5º Workshop Tecnológico "Automação, Controle, Utilidades, Segurança e Salvatagem".

Abriremos um espaço para o SEBRAE PE participar no apoio as empresas que participarem dos Projetos Tecnológicos que surgirão.

A ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo, em parceria com o IBP e o apoio da FINEP, está desenvolvendo o Projeto Plataformas Tecnológicas, PLATEC II - Navipeças, cujo objetivo é identificar demandas tecnológica prioritárias que possam resultar em oportunidades de nacionalização de produtos e facilitar a articulação entre a oferta e a demanda tecnológica, fortalecendo a competitividade dos fornecedores nacionais do setor de O&G.

O Projeto realiza Workshops Tecnológicos, com um dia e meio de duração, envolvendo empresas fabricantes, Instituições de Ciência e Tecnologia (Universidades, Centros de Pesquisa e etc), Federações das Indústrias, Associações de fabricantes, Estaleiros, SEBRAE e outros importantes atores.

O 5º Workshop Tecnológico, sobre o tema "Automação, Controle, Utilidades, Segurança e Salvatagem", será realizado nos dias 17 e 18/10/11, em Recife PE, no Hotel Golden Tulip, na praia de Boa Viagem.

O Workshop Tecnológico tem por metodologia apresentar as tecnologias que representam o estado da arte do tema, identificar o atual estágio das tecnologias utilizadas no Brasil, identificar os gaps e possíveis projetos tecnológicos que possam surgir a partir do Workshop. Cada Workshop Tecnológico é uma ação dentro do objetivo maior de encontrarmos fabricantes nacionais que possam, mediante algum apoio financeiro e tecnológico, participar do esforço de nacionalização e substituição de importação de Navipeças. O primeiro Workshop Tecnológico ocorreu nos dias 09 e 10/12/2010, no Rio Grande do Sul - FIERGS, abordando o tema "Eletrônica de Navegação e Sistemas de Governo". Como resultado obtivemos 4 (quatro) projetos tecnológicos identificados, isto é, quatro oportunidades de desenvolvimento de tecnologia nacional com fabricantes e Universidades que desenvolverão os equipamentos. Outros 18 projetos tecnológicos potenciais foram analisados mas aguardam os fabricantes e Universidades interessados no desenvolvimento e produção nacional. O segundo Workshop Tecnológico ocorreu nos dias 23 e 24/03/2011, em Florianópolis - FIESC, abordando o tema "Propulsão e Geração de Energia", com 8 (oito) novos projetos tecnológicos, entre eles os Purificadores de Óleo Lubrificante e Óleo Combustível nacionais, o Propulsor Azimutal e o Sistema de Posicionamento Dinâmico brasileiro. E o terceiro Workshop Tecnológico ocorreu nos dias 06 e 07/06/2011, em Belo Horizonte - FIEMG, abordando o tema "Acessórios de Casco e Convés, Superestrutura, Acomodações e Geração de Utilidades". O quarto Workshop Tecnológico ocorreu nos dias 10 e 11/08/2011, na ABIMAQ São Paulo, tratando o tema "Bombas, Válvulas, Tubulações, Equipamentos de Comunicação, Equipamentos de Fundeio e Atracação", onde foram identificadas 16 oportunidades tecnológicas para nacionalização de itens.

Importante ressaltar que a participação no Workshop Tecnológico é inteiramente gratuita.

Atenciosamente,

Jorge R. S. Bruno
ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo
Av. Graça Aranha, 01 - 5º andar
20030-002 - Rio de Janeiro - RJ
21-2204-8454 - 9339-5539

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Nenhum comentário:

Postar um comentário